CURSO DE OLERICULTURA BÁSICA
Recebemos no dia 26 de abril de 2010, o Técnico Creomário Claudino Bessa e o Supervisor Donizeti Cândido de Oliveira, ambos funcionários da GEMES (Gerência de Merenda Escolar) do Estado de Goiás, para o reconhecimento do local onde no dia 27 de abril daria início ao Curso de Olericultura Básica.
Na oportunidade foi confirmada a presença dos pais, alunos e funcionários deste estabelecimento para o aprendizado no curso acima mencionado, também foi feita a verificação dos equipamentos disponibilizados e pedidos em Ofício anterior à chegada dos orientadores.
E na data marcada os Orientadores deram início ao Curso e como o terreno estava totalmente despreparado para Horta, a primeira iniciativa foi de retirada de pedaços de entulho de construção e em seguida a determinação do tamanho da obra passando então para a preparação dos canteiros e já partiram para explicar na prática como se faz a correção do solo, depois a adubação dos canteiros.
Sob um forte sol, acompanhado de muito calor e 26 pessoas curiosas em aprender como se faz o manejo da horta, terminaram o dia de trabalho, com a presença já de uma horta semi pronta.
No dia 28 de abril, a primeira iniciativa se deu com ensinamentos referentes ao preparo e adubação do solo, depois as explicações sobre o calendário de plantio das principais hortaliças e o espaçamento entre elas, ainda fez demonstração de como funciona o transplante de mudas, como deve ser a irrigação, dando oportunidades aos presentes de tocar nas sementes e mudas utilizadas.
Depois o aprendizado se deu em como preparar um bom esterco e utilizando a apostila distribuída a todos os presentes destinada à capacitação, os orientadores ensinaram como realizar um controle preventivo de pragas e como fazer inseticidas naturais usando ingredientes que são produtos de uso diário e plantas de fácil aquisição.
Enfim ao término do curso sentimos a satisfação de ter uma em nossa Unidade de Ensino uma Horta Escolar de qualidade e com capacidade para atender toda a escola. Os alunos empolgaram muito com a construção, elogiaram bastante a atenção recebida dos orientadores.
O trabalho executado será, indubitavelmente, de grande ajuda para o fornecimento de uma merenda mais rica em vegetais, livres de agrotóxicos e com o intuito de agradar ainda mais nosso alunado.