TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VISITA AO MEMORIAL DO CERRADO

MEMORIAL DO CERRADO



   O Colégio Estadual Vital de Oliveira fez uma excursão  ao Memorial do Cerrado, levando os alunos de 6º,7ª, 8º e 9º  Anos e professores.
     O Memorial do Cerrado, complexo científico que funciona no Campus II da UCG, é um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.
Localizado na cidade de Goiânia-GO, o complexo é composto por quatro partes:



  • Museu de História Natural
  • Vila Cenográfica
  • Quilombo
  • Aldeia indígena Timbira


     Museu de História Natural    

Espaço de exposições em que painéis e cenários narram a história evolutiva da Terra e do ambiente do cerrado. O visitante pode ver fósseis com datação de até 600 milhões de anos.


    


Vila Cenográfica


    Reconstrução em tamanho original dos primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. A vila conta com espaço urbano e rural, com réplicas de fazendas e oficinas rurais, responsáveis pela geração de riqueza daquele tempo. Andar pelo local é uma forma de se inserir na história, já que o visitante fica em contato direto com as antigas moendas, alambiques de barro, oficina de rapadura e açúcar, oficina do ferreiro, seleiro, funilaria do carapina, serraria, além da venda – ponto de comércio da época – a igreja, a prefeitura, a cadeia, o bordel, dentre outras atrações interessantes.
    O ambiente do museu é mantido pela Fundação Aroeira, em co-parceira com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e retrata desde a origem do planeta Terra até a chegada dos portugueses ao Brasil.



 Quilombo


     Sítio geográfico e local de resistência ocupado e organizado por populações africanas ou afro-brasileiras que fugiam da escravidão. No Memorial do Cerrado há uma réplica fidedigna dos modelos de quilombos existentes no cerrado.






Aldeia indígena Timbira

    Réplica em tamanho original de uma aldeia indígena modelo Timbira, que tem o formato circular, na qual cada casa tem um caminho de acesso ao pátio – centro de atividades da tribo.




LOCALIZAÇÃO


Como chegar no Memorial do Cerrado





ALUNOS E PROFESSORES DO COLÉGIO ESTUDUAL VITAL DE OLIVEIRA FAZENDO UMA EXCURSÃO AO MEMORIAL DO CERRADO. 


Quer saber mais sobre o Memorial do Cerrado visite estes sites abaixo:

http://www2.ucg.br/flash/Memo.html

terça-feira, 2 de novembro de 2010

HISTÓRICO DO COLÉGIO




O Colégio Estadual Vital de Oliveira está situado a Av. Deputado Wilmar Guimarães n° 400 Centro na cidade de Santa Helena de Goiás, no Sudoeste goiano, cuja economia está voltada para a agricultura, pecuária, comercio e poucas indústrias.
O Colégio Estadual Vital de Oliveira foi fundado em 1957, com o nome de Escola Comercial de Santa Helena de Goiás e funcionava no prédio cedido pela Escola Estadual Rafael Nascimento. Foi criado pela Fundação José Valeriano e teve como primeiro Diretor o Sr. Wolney da Costa Martins. Possui uma área de 14.520,00m2, é murado sendo 3077,49m2 de área construída e apresenta a seguinte estrutura física: 13 salas de aula, 01 Biblioteca que funciona provisoriamente em uma sala de aula, 01 sala de professores, 01 secretaria, 01 Laboratório de Informática, 01 Quadra de esportes, 01 pátio coberto, 02 pátios descobertos, 01 cantina, e 10 banheiros.
A construção é de alvenaria com cobertura de lajotas e telha Eternit, o piso é de cerâmica vermelha, a iluminação de lâmpadas fluorescentes, as salas de aula possuem 02 vitrôs grandes e 02 ventiladores, o sistema de água e energia são fornecidas pela rede pública, bem como a coleta de lixo que feita diariamente.
O Colégio encontra-se em reforma geral e ampliação de suas dependências, tais como: cobertura da quadra, construção de um auditório e banheiros.
A Lei n° 3450 de 19/06/61, criou o Ginásio Estadual de Santa Helena de Goiás que em 1964 passou a se chamar Ginásio Comercial de Santa Helena de Goiás. Em 1966, altera-se o nome para Ginásio Estadual Comercial de Santa Helena de Goiás.
Em 22/08/1969, através da Resolução n° 310, obteve a autorização condicional para funcionamento dos cursos Colegial Técnico de Comércio e Normal Colegial.
Em 26/09/1972, com a Lei 7543 passa a se chamar Colégio Estadual Vital de Oliveira, em homenagem ao doador do terreno.
Em 1967, a escola foi transferida para o novo prédio onde está localizado. A inauguração aconteceu por ocasião do Aniversário da cidade, 20 de outubro de 1967 e contou com a presença do Prefeito Sr. Turmim Azevedo, autoridades locais e comunidade em geral.
O Colégio já atendeu uma vasta clientela: 1ª a 4ª séries; 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, Cursos Técnico em Contabilidade, Técnico em Magistério e Técnico Agro-Pecuário e Ensino Médio não profissionalizante.
Atualmente atendemos os alunos de 6° ao 9° ano  da zona rural e urbana, nos períodos matutino e vespertino, no período noturno e 07 turmas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio.
A LDB(9394/96) deu um novo enfoque ao processo ensino aprendizagem, por isso, os professores participam da elaboração do Projeto Pedagógico e do Regimento Escolar.
O Colégio Estadual Vital de Oliveira recebe da Secretaria de Estado da Educação, via Subsecretaria Regional de Educação de Santa Helena de Goiás, 3 verbas, sendo 02 parcelas do PROESCOLA e 01 parcela do PDDE.
O Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE  foi implantado e está sendo executado a fim de proporcionar aos alunos, professore e pais, meios que favoreçam a interação e aprendizagem.
O Colégio Estadual Vital de Oliveira preocupa-se em formar cidadãos críticos e conscientes dando-lhes uma sustentação educacional baseada no respeito, cooperação, compromisso e solidariedade, que lhes assegurem encarar os desafios que a vida moderna lhe impõe, preparando-lhe para assumi-los com responsabilidade, bem como as suas conseqüências.
O Colégio adota as normas do Conselho Estadual de Educação, 200 dias letivos, 800h/aula para o Ensino Fundamental e  100 dias letivos da EJA, Ensino Médio, avaliação continua, recuperação paralela, registro bimestral das avaliações e progressão parcial (Resolução 194).
Os alunos de baixo rendimento recebem aula de reforço, ministradas pelos próprios professores, em horário extra.
O Conselho Escolar foi criado no ano de 2001, é participativo e atuante.
O Grêmio Estudantil foi criado em 1967, possui estatuto próprio mas atualmente está enfraquecido.
O Diretor foi eleito conforme normas vigentes.
Os alunos do Ensino Fundamental são atendidos pelo Programa da Merenda Escolar .
99% do corpo docente possui habilitação em Licenciatura Plena, 50% são Pós-graduados e 10% exercem outra atividade profissional.
A História do Colégio Estadual Vital de Oliveira vem sendo construída com a participação brilhante de educadores como: César de Freitas Silva, Tannous Hanna Ajouz, Hélio Cassiano Chagas, Terezinha de Lourdes Aleixo, Vera Lúcia Coelho Alves, Maria José Aleixo, Dr. Batista Lino de Oliveira, Magna Eutímia Ferreira Lacerda Veloso, Dr. Nadir da Costa Nunes, Luiza da Araújo Silva, Dalva Carvalho Lima Dias, e muitos outros.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...