TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 16 de novembro de 2010

PROJETO BANDA MARCIAL



 PROJETO BANDA MARCIAL

ORGANIZAÇÃO DA BANDA MARCIAL

O professor instrutor da Banda Marcial do Colégio Estadual Vital de Oliveira, GILMAR ITACARAMBI GUIMARÃES esteve visitando todas as turmas dos turnos matutino e vespertino, do dia 03 de fevereiro ao dia 12, onde conversou com as crianças sobre como é a participação na Banda Marcial, quais os critérios para ingresso e como tem que ser a disciplina dos integrantes, desse modo já ir colocando os discentes conscientizados que para tudo é preciso esforço e disciplina.




MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

Do dia 18 ao dia 26 de fevereiro o Professor instrutor da Banda Marcial do Colégio Estadual Vital de Oliveira, GILMAR ITACARAMBI GUIMARÃES, convidou os alunos veteranos para fazerem uma limpeza geral nos instrumentos, aproveitando foi feita uma manutenção com organização de alguns reparos nos mesmos.





TESTE DE APTIDÃO

Após a empolgação dos novatos para ingresso na Banda Marcial e retorno dos alunos veteranos ao convívio com os instrumentos, Professor instrutor GILMAR ITACARAMBI GUIMARÃES, marcou do dia 01 de março a 12 do mesmo mês para a recepção dos alunos que nunca tiveram contato com instrumentos musicais, o teste de aptidão dá a oportunidade dos discentes interessados escolherem o instrumento que mais gostar.



    O Professor instrutor atribuiu aos alunos veteranos a incumbência de ajudá-lo na orientação dos novatos, assim o professor comandava o grupo e individualmente os aprendizes recebiam a ajuda dos colegas colaboradores.
        


Inicialmente foi colocado 10 alunos novatos no tarol, 10 alunos na caixa de guerra, 10 alunos no surdinho, 10 alunos no surdo médio, 10 alunos do surdão e 05 alunos veteranos no bumbo para fazer o acompanhamento do restante. O professor instrutor treinava uma cadencia por 10 minutos com a distribuição feita e após o término do tempo, trocava os instrumentos dos alunos.







FORMAÇÃO DA LINHA DE FRENTE

Com a ajuda da secretária Ariene Silveira e do ex-aluno Márcio Rogério, ambos voluntários, o corpo coreógrafo que faz a comissão de frente da Banda Marcial começou suas primeiras coreografias.
Inicialmente é repassado o convite a todos os alunos do Colégio, marcado os ensaios e determinado as melhores colocações para cada um de acordo com o tamanho ou experiência das meninas.
A linha de frente é composta pelos seguintes lugares:
ü      Porta estandarte – 02 alunas;
ü      Balizas – 02 alunas e 01 aluno;
ü      Porta bandeiras – 04 alunas;
ü      Guardiões das bandeiras – 06 alunos;
ü      Corpo coreógrafo – 24 alunas;
ü      Separa alas – 01 aluna;
Os ensaios acontecem juntamente com o corpo musical, mesma data e horário, os alunos respondem à chamada computada em um diário, a listagem de acréscimo ou troca também fica disponibilizada com a Ariene que executa esse trabalho de forma voluntária.



1ª apresentação – DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

A primeira apresentação da Banda Marcial foi no próprio Colégio, no dia 13 de março de 2010, determinado como o Dia da Família na Escola.
O instrutor de Banda Gilmar Itacarambi foi convidado para apresentar aos pais um ensaio da Banda Marcial, assim organizou a turma e preparou coreografias simples, pois a maioria da turma é iniciante.
Na oportunidade foi apresentado aos pais todos os instrumentos que a banda contém:
ü      Trombones de vara;
ü      Trombones;
ü      Trompetes;
ü      Bombardino;
ü      Bombo de banda;
ü      Bombo de fanfarra;
ü      Caixas de guerra;
ü      Tarol;
ü      Surdão;
ü      Surdo médio;
ü      Surdinho;
ü      Prato;
ü      Caixa clara;
ü      Tuba;
ü      Trombone de piston;
ü      Trombone de rotor;
ü      Caixa tenor;
ü      Quadriton;
Os alunos foram colocados em posição de desfile, e o instrutor explicou como aconteceu o teste de aptidão para os alunos novatos, a formação do corpo coreógrafo e a escolha do repertório musical.
A Banda Marcial iniciou sua apresentação executando o Hino Nacional, com a participação de todos os presentes o mesmo foi entoado e, por fim os pais se encantaram com as primeiras coreografias e sons já ensaiados no ano de 2010.


Participação dos pais no Dia Temático: Minha Escola, Minha Comunidade.



2ª apresentação – SEMANA CULTURAL – Município de Acreúna – GO


Atendendo o convite da Secretária Municipal de Acreúna que argumentou qual seria a contrapartida para ter presente em seu evento uma apresentação da Banda Marcial de nosso Colégio e, humildemente aduzimos que precisávamos do transporte, no caso dois ônibus - um para as meninas e outro para os meninos, água e se possível um lanchinho, pois ficaria inviável a locomoção do lanche aos alunos.
Nossa reinvidicação foi aceita de modo prazeroso.
No dia 14 de maio de 2010 os alunos se organizaram para essa importante participação no município visinho, Acreúna. A comemoração foi em homenagem ao aniversário da cidade que contou com o agraciamento dos visitantes - Banda Marcial de Rio Verde e Banda Marcial de Santa Helena de Goiás, o desfile se deu pelas principais ruas do município, de modo que a população acompanhou os discentes e a participação e a apresentação foi indubitavelmente muito bonita.

O ônibus e sua lotação





O orientador Gilmar em meio à apresentação









3ª apresentação – SEMANA CULTURAL UEG (Universidade Estadual de Goiás)


         A Universidade Estadual de Goiás organizou do dia 24 a 28 de maio uma semana cultural assim como meio de divulgar a cultura local e ampliar aos seus universitários o trabalho realizado nas escolas no ensino fundamental e médio, dando abertura para as artes e os esportes.
E o convite fora estendido a nossa escola, porém a apresentação da Banda Marcial foi uma escolha da comissão organizadora do evento, que muito bem recebeu a equipe e ainda ofereceu um delicioso lanche em agradecimento à disposição dos discentes, na oportunidade foi entoado o Hino Nacional Brasileiro para abertura do segundo dia do evento e outras canções escolhidas pela Comissão Organizadora das atividades





4ª apresentação: MEIO AMBIENTE

No dia 05 de junho a equipe da Banda Marcial fora convidada para compor um evento na cidade de Turvelândia. Atendendo ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, os discentes acompanhado do professor instrutor de música Gilmar, tiveram o veículo e lanche pago por aquela comunidade, bem como grande hospitalidade, mostraram-se felizes em poder colaborar um pouco sobre reflexões de tão grandes problemas ambientais enfrentados atualmente nessa região.





Disposição do Corpo Musical

5ª apresentação: SARAU CULTURAL


No dia 18 de junho foi realizado no Colégio Estadual Vital de Oliveira, com início às 19h e participação especial dos alunos do curso EJA (Educação de Jovens e Adultos), o I Sarau Cultural teve como organizador o Professor Gilmar Itacarambi Guimarães, que leciona para as turmas mencionadas, é o instrutor da Banda Marcial, além de cumprir de forma voluntária ser mentor, idealizador e treinador da Orquestra de Seresteiros Mirins desta Unidade de Ensino. Fez uma seleção de alunos para apresentações diversas como: peças teatrais e musicais, abrindo espaço para apresentações de outros segmentos da Comunidade Santelenense. O evento aconteceu tendo como público, alunos, pais e/ou responsáveis e aberto a toda a Comunidade Escolar.  Mais uma vez a Banda abriu o evento dando um show num misto de guitarra e instrumentos melódicos durante a execução do Hino Nacional, posteriormente uma apresentação completamente nova, os integrantes portaram-se sentados e numa postura de acordo com as canções executadas conforme o evento.





6ª apresentação: 07 DE SETEMBRO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


A apresentação nesta data foi na cidade de Gouvelândia, a convite das autoridades locais com fins de enobrecer o desfile cívico que a data requer.
Saímos de nossa cidade por volta das 14h30min com destino a cidade mencionada acima, contando com um número de 60 alunos distribuídos em corpo coreógrafo e corpo musical.
Fomos bem recebidos pela equipe da Prefeitura Municipal e nos acomodamos na “Casa do Vovô”, os alunos lancharam, uns banharam outros apenas aproveitou o momento de início do desfile para arrumar o penteado ou descansar, porém as acomodações eram bem proporcionais ao grupo.
O Desfile teve início às 17h30min, quando tomamos a avenida principal. O percurso teve duração de 1h40min os alunos mostraram empenho nas apresentações, mostraram sintonia durante os musicais – Hino Nacional Brasileiro, Aquarela do Brasil, Ana Júlia e outras, o que tornou tudo muito agradáveespedimos-nos da cidade por volta das 20h após novamente recebermos um lanche.


 7ª Apresentação:   Aniversário de Jandaia – Goiás



A convite da Secretaria Municipal de Educação da cidade, a Banda Marcial foi até aquela comunidade para mostrar um pouco de música e enobrecer o desfile cívico daquela comunidade. O evento deu-se no dia 05 de outubro do ano em curso.


             8ª Apresentação: Aniversário de Santa Helena de Goiás – 20/10/10

Nossa instituição de ensino fora convidada para participação do desfile cívico do dia 20 de outubro, data destinada a comemoração do aniversário de nossa cidade. Nessa data Santa Helena de Goiás completou 62 (sessenta e dois anos) de emancipação política.

Esta Unidade de Ensino disponibilizou para a data a Banda Marcial distribuída em alas e parabenizando todos que fizeram ou que fazem parte da História desta renomada cidade para o nosso estado.




Na oportunidade em frente ao palanque, a concentração de nossos alunos e do instrutor da banda, acima autoridades como: governador do estado de Goiás – Alcides Rodrigues Filho; Secretário de Estado da Educação – Milca Severino; prefeita municipal – Raquel Rodrigues; Vice-prefeito – Eliomar do Carmo; Pároco local - Pe. Cristiano; Subsecretária da Educação: Elizabeth Gimenes Ferreira; vereadores – Madalena, Ari Martins e outras autoridades presentes.

                               
Foram entoadas várias canções, dentre elas o parabéns acompanhado de toda a comunidade santelenense. Foi providenciado um “grito de guerra” (Santa Helena é Vital), que aguardando o comando do instrutor fora proferido em frente às autoridades.



DESCONTRAÇÃO







9ª Apresentação:

Reunião de Apresentação dos PRAECs da Subsecretaria Regional de Santa Helena de Goiás – 09/11/10

No dia 09 de novembro de 2010, a Subsecretaria Estadual da Educação organizou uma reunião tendo como pauta o desenvolvimento dos Projetos PRAECs durante o ano de 2010 da Regional de Santa Helena de Goiás. Na oportunidade diretora e vice-diretora foram convocadas para prestigiarem as apresentações. A professora Maria Eleusa deu início aos trabalhos com uma reflexão em forma de música e imagem no datashow, seguida de uma oração espontânea realizada por ela mesma. A Subsecretária deu as boas vindas a todos e passou a palavra para a Edma, oradora do dia.
Na cidade de Turvelândia apresentaram:
ü      Regente de Banda de Percussão – Prof. Fernando. (apresentando 06 cadências rítmicas ao vivo com seus alunos).





  

           Durante as aulas e os ensaios, notamos que os alunos se adaptavam com os instrumentos e aqueles que não se adaptavam foram remanejados. As aulas teóricas foram de difícil assimilação, porém se tornaram prazerosas quando adotamos metodologias práticas durante o ensino da mesma. A avaliação foi satisfatória, sendo que passamos a somatória de um ponto, para professores do núcleo comum, referente aos alunos que se sobressaíram no aprendizado, para que fosse utilizado na somatória qualitativa do aluno. Porém não conseguimos atingir o objetivo, alguns colegas, infelizmente, não entendem a grandeza e o significado de um projeto deste no programa da escola, apesar de admitirem os resultados positivos dentro da sala de aula.
                       Foi com grande orgulho que executamos o primeiro sarau cultural do colégio, ação prevista no projeto, onde os alunos se dividiram e fizeram excelentes apresentações em grupo e em duplas de diversas peças musicais, orquestradas e cantadas. No decorrer das aulas o desenvolvimento individual de cada aluno foi nítido e envolvimento deles em prol do grupo foi surpreendente, ajudavam-se mutuamente. A formação de cada um como cidadão responsável também foi atingida, visto o envolvimento dos mesmos nas atividades da escola, tais como: Sarau, horta, manutenção de instrumentos, limpeza, responsabilidade e outros.
                   Pretendemos desenvolver da mesma forma o segundo semestre do projeto, visto que em suma consideramos satisfatório os objetivos alcançados. Precisamos trabalhar mais a cooperação entre os colegas para melhor fluir os trabalhos em prol do desenvolvimento da banda. Devemos ressaltar que a maioria dos colegas professores se envolveram juntamente com o projeto fazendo-se necessário mencionar alguns colegas que passam a fazer com a gente da organização e desenvolvimento das atividades, aos quais vão nossos sinceros agradecimentos ao Grupo Gestor e a todos que de uma forma ou de outra colaboram com a execução deste Projeto.


soldadinhosoldadinho

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...