TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 16 de novembro de 2010

OLIMPÍADA DE XADREZ

OLIMPÍADA DE XADREZ





     
    Em entrevista cedida à revista Veja o ex-campeão mundial GARRY KASPAROV aponta que “o xadrez ajuda a melhorar a atenção, a disciplina, o pensamento lógico e a imaginação. Não é por acaso que, nas 13.000 escolas americanas onde se ensina xadrez, as crianças têm melhor desempenho em disciplinas como matemáticas e redação. Elas também demonstram ter um senso de responsabilidade mais aguçado”.

Alguns estudos ressaltam o valor educativo do xadrez, o Psicólogo Howard Gardner, que reorganizou o ser humano em sete tipos de inteligência, (Inteligência Lógico Matemática, Inteligência Lingüística, Inteligência Espacial, Inteligência Sinestésica, Inteligência Intrapessoal, Inteligência Interpessoal, Inteligência Musical), descreve que o xadrez desenvolve a alguns conceitos de Inteligência Lógico-Matemática, e de Inteligência Espacial. (GARDNER, 1994).
O xadrez também pode contribuir no desenvolvimento da Inteligência Lógico Matemática, que é a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. (GARDNER, 1994, pg.117).
 Os professores de Educação física Professor Carlos Omar e a Professora Fabiani Keiko, realizou dia 09/11/2010 a Olimpíada de Xadrez no turno matutino e no turno vespertino, que teve como objetivo, incentivar a participação dos alunos e pais na competição e perceber  que o xadrez possui características importantes, as quais podem desenvolver habilidades em diversos níveis




































GIRO PELO MUNDO




 

Samuel Sevian




    Um menino de nove anos se tornou o mais jovem mestre de xadrez da história nos Estados Unidos, superando por apenas alguns dias o recorde anterior.

Samuel Sevian, de Santa Clara, Califórnia, recebeu o título em 11 de dezembro, após uma partida de xadrez disputada em San Francisco.

Na ocasião, a Federação de Xadrez dos EUA concedeu-lhe rating de 2.201 pontos, o suficiente para qualificá-lo como mestre nacional.

Com essa condecoração, Samuel supera o até então mais jovem mestre enxadrista do país, Nicholas Nip, que em 2008 recebera o título quando era apenas 11 dias mais velho que Samuel.

EXPERT - Não é o primeiro recorde quebrado por Samuel, que aos oito anos de idade, foi o mais jovem a alcançar o nível de “expert” em xadrez nos Estados Unidos.

Segundo o jornal San Jose Mercury News, o menino – que completará dez anos de idade em 26 de dezembro – passa ao menos duas horas por dia estudando xadrez. Ele joga contra seu pai, Armen Sevian, 37, e pratica via internet com seu técnico, o mestre internacional Andranik Matikozyan.

O técnico disse ao jornal que conheceu Samuel há três anos. “Quando o vi jogar, fiquei maravilhado. Pensei, ‘esse menino é muito talentoso’.”
Fonte: BBC Brasil






                                                                

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...