OFICINA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Refletindo a respeito de todas essas mudanças no cenário educacional e buscando adaptar-se a essa nova realidade da formação de professores, foi desenvolvida uma Oficina de Matemática.
Um dos objetivos da Informática na Educação é o de conhecer as possibilidades de uso da informática.
“Mas o caminho do computador para a sala de aula passa pela familiarização do professor com ele (com os alunos, que nessa questão, o mais das vezes, tomam conta de si mesmos). Para o professor se familiarizar com o computador, ele precisa usá-lo nas mais variadas atividades, mesmo que elas não sejam de especial significado pedagógico nem voltadas para a sala de aula. Quando os professores tiverem com o computador a intimidade que hoje têm com o livro, descobrirão ou inventarão maneiras de inseri-lo em suas rotinas de sala de aula, encontrarão formas de criar, em torno do computador, ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem que propiciarão aos alunos uma educação que os motivará tanto quanto hoje o fazem os jogos computadorizados, os desenhos animados, os filmes de ação e a música do rock.” (CHAVES).
Primeiramente foi falado das normas do LIE ( Laboratorio de Informática Educacional ), o papel do Dinamizador junto ao professor regente e a importância do professor procurar capacitar para melhor desenvolver os projetos e atender o alunado. Trazer os alunos ao Laboratório. analisar e discutir o papel da informática e das novas tecnologias na Educação, usar o computador como recurso tecnológico no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, e, ainda, pesquisar, explorar e analisar softwares educacionais vinculados à Matemática.
Ficou aberto a perguntas dos professores, dúvidas e foi encerrado falando que "O grande desafio da atualidade consiste em trazer essa nova realidade para dentro da sala de aula, o que implica em mudar, de maneira significativa, o processo educacional como um todo."